SOBRE | ABOUT


[english version below]


A Anexo 82 é uma jovem produtora que actua em diversas áreas dos media:  o cinema e o vídeo, a fotografia e o design, a comunicação e as redes sociais. 
Foi fundada em 2011 por Ana Almeida e José Pedro Lopes, como o culminar de anos de trabalho na área da comunicação e do audiovisual: na produção de conteúdos para televisão, publicidade e jornalismo.

Em termos de cinema, a equipa da Anexo 82 conta já com diversos trabalhos.  O mais notório foi a curta-metragem A Noiva’ de 2007, um tributo ao cinema de terror, que foi exibida em mais de 30 festivais de cinema internacionais, e conquistou prémios como o de Melhor Curta-Metragem Estrangeira no Festival Bleedfest em Los Angeles ou o de Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Arouca.
Em 2010, a mesma equipa desenvolveu duas novas curtas-metragens: a comédia ‘splatter’ O Risco’ (Menção Honrosa no Farcume – Festival de Curtas-Metragens de Faro e vencedora do 2º Prémio no Herne International Cycling Festival na Alemanha) e a comédia romântica ‘Temperar a Gosto’, baseada no argumento de Susana Neves seleccionado pelo programa Zon Script Lab.
Em 2011, a Anexo 82 produziu a curta-metragem experimental ‘Survivalismo’ que foi nomeada para o Melies D’Argent no Abertoir Film Festival (Reino Unido) e é finalista para o Deadline Award 2012, que será entregue no Landshut International Short Film Festival na Alemanha.

Em paralelo, o Anexo 82 começou a desenvolver trabalho na cobertura de eventos e do vídeo institucional,  aliando o seu trabalho ao desenvolvimento de uma série de parcerias com projectos culturais, artísticos e sociais como o Shortcutz Porto, o portal c7nema.net, o FEST Associação Cultural, a Associação O Fio de Ariana e o Arte Institute de Nova Iorque. O spot “Todos somos Braga” criado para o Braga 2012: Capital Europeia de Juventude tornou-se um sucesso viral na internet.
Em 2012, a produtora desenvolveu uma série de projectos na área da ficção e do documentário: o misterioso ‘Auguste’ e ‘Videoclube’, uma curta-metragem de época baseada no argumento de Ana Almeida seleccionado pelo European Short Pitch 2011 da Nisi Masa (European Network of Young Cinema) como representante de Portugal. 

No Verão, produziu o video promocional «CIVITAS Porto» para a Câmara Municipal do Porto. No Outono, filmou o documentário «Aldeias de Portugal» para a ATA: Associação de Turismo de Aldeia.

O Anexo 82 desenvolveu uma série de vídeos para a nova exposição permanente do Museu da Alfândega do Porto (para a Cariátides - Produção de projectos e eventos culturais), "Comunicar".


Estamos sempre interessados em novas colaborações e projectos!


On a cold Oporto day, an idea was born. Starting as a sort of intellectual gathering, Anexo 82, would soon be created as a Production Company, where creativity breathes and imagination spreads. Fiction, corporate video and documentary, are some of the areas we cover.

Our past work includes the shorts 'The Bride' (featured in 30 film festivals), 'Season to Taste' and 'The Line' (two awarded short films popular in film festivals). In Fall 2011, 'Survivalismo' - our most recent work - will tour the festivals.

We have also produced the Cartoon Exhibition 'Man, Vampiros e Vodka' and 'Man, o Turista'. 
In 2012 we're produced two short films - «Auguste» and «Videostore» (a Nisi Masa European Short Pitch selected project).  We've recently produced the promo for CIVITAS Porto for Oporto's Town Hall. We're recently finished up the documentary 'Portuguese Villages' for the ATA: Associação de Turismo de Aldeia.


We are always interested in new collaborations and projects!